quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Solidariedade com os manifestantes da COP-15

A COP-15 em Copenhague tem sido acompanhada por manifestações em defesa de reais soluções para as mudanças climáticas. Cerca de 10 mil pessoas estiveram nas ruas exigindo justiça para o clima.

Dentro e fora da Conferência do Clima da ONU são muitas as dúvidas de que dali sairão acordos que não sejam um desastre ambiental. As vozes dissonantes estão sendo marginalizadas e tendo sua participação cerceada como no caso de Amigos da Terra que teve sua credencial revogada além da repressão policial aos protestos.

Nas manifestações dos dias 12, 14 e 15 mais de 1000 participantes foram presos. Entre eles está o ativista do Climate Justice Action, Tadzio Mueller que está sofrendo diversas acusações e segue na prisão.

Assim, diversas organizações sociais e personalidades vieram a público demonstrar seu compromisso com soluções reais para as mudanças climáticas e também reivindicar: a imediata soltura de Tedzio Mueller e todos os demais prisioneiros do clima, o fim da criminalização e intimidação dos protestos e o restabelecimento das credenciais de ONGs e outras vozes críticas na Conferência do Clima.

Nenhum comentário: