terça-feira, 9 de março de 2010

Mulheres em marcha!

Amanhã parte o ônibus do Pará em direção à São Paulo. 46 mulheres enchem este ônibus de feminismo, coragem, garra e esperança. Elas tem muitos quilômetros pela frente, seja aqueles que serão vencidos pelo motor do veículo (e muita paciência delas, pois o caminho é longo!), seja aqueles que serão vencido por suas próprias pernas.

Além do ônibus, mais 20 mulheres seguirão de avião pra ação, dessas, a maioria caminhará os 10 dias da Marcha.

Todas as 66 mulheres que compoem a delegação paraense da Marcha participarão de muitos debates e atividades culturais. Para isso, contaremos com a presença de Leda Guevara, Helena Hirata, Nalu Faria, Tatau Godinho, integrantes do Teatro Mágico, Leci Brandão e tantas outras referências em suas áreas, além de muitas representações da Marcha internacional, de vários países.
Serão mais de 2000 mulheres marchando de Campinas à São Paulo, em fila indiana, por várias horas. Levantaremos às 3:30h da manhã, porque às 5h, nossos pés já deverão estar na Rodovia (a intenção é evitar o Sol do meio-dia...)

Muitas foram as pessoas que consideraram uma loucura a Marcha Mundial das Mulheres organizar uma atividade tão longa. Essas 2000 mulheres não. Essas acharam um ato de ousadia, de rebeldia e de compromisso com a causa feminista. Afinal de contas, não é todo dia que o 8 de março faz 100 anos...

No Pará, infelizmente deixamos mulheres que gostaríam de participar da nossa 3ª Ação Internacional. Algumas ficam por falta de vaga no ônibus, outras por medo de avião, mas a maioria por resistência na família (maridos e filhos lutam para não abrir mão dos privilégios de ter em casa serviços domésticos gratuitos, mesmo que por alguns dias). Marcharão conosco simbolicamente, em nossas mentes e corações convictos.

Todas nós temos um longo caminho nesta luta, pois o capitalismo machista não será derrotado facilmente, não é mesmo?

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

Nenhum comentário: