quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brasil e Venezuela assinam acordo para enfrentar a violência contra as mulheres migrantes


Serão implantados dois centros de acolhimento às migrantes vítimas de violência, um em Pacaraim (RO) e o  outro em Gran Sabana, na Venezuela.

A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres  (SPM) ,  e a vice-ministra do  Ministério do Poder Popular para a Mulher e da Igualdade de Gênero da Venezuela, Norma Romero,  assinaram,  em Brasília, um memorando de entendimento com o objetivo de constituir uma rede binacional integrada para atender às mulheres em situação de violência. O propósito do acordo é criar dois centros de acolhimento às mulheres migrantes que se encontrem em situação de violência, um em território brasileiro  na cidade de Pacaraima, em Roraima, e outro em território venezuelano, no município de Gran Sabana.

As ações dos centros  visam atender de forma humanizada as migrantes vítimas de violência. As vítimas vão passar por  quatro  etapas quando procurarem os serviços: acolhimento, identificação dos casos, orientação, acompanhamento e encaminhamento para serviços especializados. Cada país será responsável pelos investimentos necessários para implantação efetivação do centro em seu território.

Nenhum comentário: