quinta-feira, 26 de maio de 2011

De luto por Maria e José

"Vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora. Porque eu vou para cima, eu denuncio os madeireiros, os carvoeiros e, por isso, eles acham que eu não posso existir. A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a irmão Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui conversando com vocês, daqui a um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci".
Fala de José Cláudio Ribeiro da Silva no último TEDX Amazônia

No mesmo dia em que o Camara dos Deputados aprovou o nefasto "Novo" Código Florestal (o novo que defende velhos interesses na região amazônica...), o latifúndio, as madeireiras e seus capangas assassinaram Maria do Espírito Santo Silva e José Cláudio Ribeiro da Silva no município de Nova Ipixuna. Seus nomes não podiam ser mais simbólicos: quantas marias e josés ainda teram que morrer para que os interesses e necessidades do povo da Amazônia sejam ouvidos?

José Cláudio era ambientalista e um bravo defensor dos Direitos Humanos. Maria também era uma liderança e ambos constavam na lista de ameaçados de morte desde 2008.

Seus velórios ocorrem neste momento e o enterro será a tarde em Marabá. Nossa tristeza e indignação são imensas. Estamos de luto, mais uma vez.

Nenhum comentário: